Adolescente se torna fisiculturista após sofrer bullying por ser magro: ‘me chamavam de capa do Batman’

Guilherme Mendonça, de 17 anos, "que era motivo de piada, se prepara para a segunda competição de fisiculturismo. Especialista explica indicações de treinos de musculação na adolescência.

Compartilhe:

Guilherme Mendonça, de 17 anos, relata que superou o bullying por ser magro e agora, com 85kg e apenas 10% de gordura corporal, compete em fisiculturismo em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Nas redes sociais, o adolescente compartilha sua rotina de treinos e dieta, além de suas conquistas na musculação.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

“Eu era magrelo, tinha os dentes tortos e usava óculos. Na escola, meu apelido era Leôncio, e em casa, me chamavam de capa de Batman”, relembra Guilherme.

A vontade de treinar surgiu aos 14 anos, após uma brincadeira com seu tio. “Eu fui ajudar meu tio na construção da casa dele e dizia que era forte. Então, ele me pediu para carregar um saco de cimento. Eu dei dois passos e caí, e essa história virou piada na família até hoje”, conta ele.

Guilherme começou a treinar aos 15 anos, motivado pelo episódio com o saco de cimento. “Eu pensei: não quero isso para a minha vida, e comecei a treinar”, diz. Ele queria ganhar massa muscular e, à medida que progredia, começou a ser reconhecido na academia. “Comecei a crescer e as pessoas me disseram que eu poderia competir”, lembra ele.

Foi então que surgiram profissionais para orientá-lo nos treinos, dieta e na motivação para o fisiculturismo. “Meu treinador faz todo o acompanhamento do treino e da dieta”, explica. A preparação para sua primeira competição começou quando ele tinha 16 anos.

“Participei do meu primeiro campeonato em março deste ano. Eu estava com 69kg e 4% de gordura corporal. Fiquei em quarto lugar entre oito atletas, mas já estou me preparando para o próximo campeonato em março de 2025”, relata o adolescente. Atualmente, Guilherme treina duas horas por dia, seis dias por semana.

Além dos treinos, Guilherme equilibra sua rotina com os estudos e um trabalho de fim de semana como auxiliar de cozinha para ajudar em casa. Sua mãe, Fernanda Gabriel Alves, se orgulha da dedicação do filho. “Ele é muito focado, responsável e sempre corre atrás dos seus sonhos. Tem muita disciplina com os treinos e a alimentação, além de estudar, trabalhar e cumprir suas obrigações em casa”, destaca ela.

A personal trainer Josélia Carneiro ressalta que o recomendado é que adolescentes iniciem treinos de musculação apenas após os 14 anos, pois não causará prejuízos ao desenvolvimento ósseo e muscular. Ao falar sobre Guilherme, Josélia ficou impressionada com seus resultados. “Ele é muito dedicado. O que ele alcançou é resultado do seu perfil de treino, dieta e acompanhamento profissional”, elogia.

*Com informações do G1