Vídeo: Jovem é engolido por baleia enquanto passeava de caiaque; ‘me senti como Pinóquio’

Situação surreal aconteceu no Estreito de Magalhães, no sul do Chile. Adrián Simancas conta que fechou os olhos, e quando os abriu, percebeu que estava dentro do corpo de uma baleia.

Adrián Simancas vivenciou um momento surreal enquanto passeava de caiaque pelo Estreito de Magalhães, no sul do Chile. De repente, sentiu uma forte pancada nas costas que o lançou para o ar. Ao abrir os olhos, percebeu que estava dentro da boca de uma baleia. A situação aconteceu no sábado (8).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

“Senti uma textura viscosa roçando meu rosto. Fechei os olhos esperando um impacto, mas a sensação foi mais de ser virado do que atingido. Fiquei deitado ali por um momento”, relata o venezuelano de 23 anos, que agora se encontra em Punta Arenas.

Assista o vídeo:

O pai de Adrián, Dell Simancas, de 49 anos, acompanhava o filho e ficou sem entender o que estava acontecendo. Eles haviam acabado de atravessar a Baía del Águila quando Dell começou a filmar o trajeto com uma câmera acoplada à popa da canoa, registrando as ondas que começavam a se intensificar.

De repente, um barulho chamou sua atenção. “Ouvi uma onda quebrar atrás de mim. Quando me virei, Adrián não estava mais lá. Fiquei apreensivo por um segundo, até vê-lo emergindo do mar. Foi então que percebi um grande corpo na água, que logo identifiquei como uma baleia”, relembra Dell.

O jovem conta que só pensava na possibilidade de ainda sobreviver dentro da baleia. “Como Pinóquio. Fiquei imaginando o que eu poderia fazer se ela tivesse me engolido, porque eu não poderia mais lutar para impedir que ela me comesse, porque ela já havia me comido. Eu tinha que pensar no que fazer a seguir”, comenta.

Após algumas manobras, conseguiram se afastar do animal e iniciar o retorno. Adrián acredita que a baleia não teve intenção de atacá-lo, mas que possivelmente estava brincando ou apenas passou perto por curiosidade. “Percebi que ela não tentou me engolir, que não era um predador”, afirma.

Os Simancas chegaram ao Chile há mais de sete anos, vindos do Estado do Amazonas, na Venezuela, em busca de uma vida melhor. No entanto, nunca imaginaram que viveriam uma experiência tão extraordinária com a vida selvagem.

“Foi um encontro inesperado com a natureza, em uma das regiões mais remotas do planeta”, conclui Adrián.

*Com informações da BBC.