Um jacaré foi resgatado após ficar encurralado pelas chamas na Ilha do Bananal. O réptil foi salvo por uma equipe do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (22º BI Mec) do Exército, durante a Operação Tocantins, nas proximidades da terra indígena Kraho-Kanela, nesta quarta-feira (18).
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O jacaré foi levado para um lago distante da área atingida pelo fogo, garantindo sua segurança. Os incêndios florestais na região têm causado graves impactos aos animais que fazem parte do ecossistema local.
Assista o vídeo:
Além do jacaré, outros animais têm sido avistados em situação crítica devido ao fogo. Brigadistas que atuam no combate às chamas flagraram um quati buscando água desesperadamente em um lago seco, enquanto fugia do avanço do fogo. Um dos brigadistas, registrou o momento em que o animal, visivelmente debilitado, tentava sobreviver à escassez de água e às chamas.
Desde o início de agosto até 10 de setembro, 49 animais silvestres foram resgatados no Tocantins devido aos incêndios, conforme informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Esses animais estão recebendo cuidados no Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU).
Além das queimadas, o desmatamento também agrava a situação, prejudicando o ecossistema da Ilha do Bananal. A região enfrenta a maior estiagem da história, e os especialistas já vinham alertando sobre a diminuição do fluxo de água, situação que se intensificou com os recentes incêndios.
A devastação afeta não apenas a ilha, mas também áreas distantes, comprometendo a qualidade de vida de diversas comunidades.