Um vereador de Colinas do Tocantins, no norte do estado, foi baleado na noite desta sexta-feira (4) em um posto de combustíveis. Romerito Guimarães (PSDB), de 40 anos, que tentava a reeleição, foi atingido por pelo menos quatro disparos e encontra-se em estado grave.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O principal suspeito é um empresário local conhecido como Badu. O nome dele não foi divulgado.
De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 19h, no centro da cidade. O suspeito teria utilizado uma pistola 9mm para disparar contra o vereador, atingindo-o nas nádegas, no peito direito, no ombro e no braço esquerdo.
Testemunhas relataram que havia um histórico de desavenças entre o autor e a vítima, e uma ocorrência anterior já havia sido registrada envolvendo os dois.
Após os disparos, o suspeito ainda teria ido ao hospital para onde a vítima foi levada, possivelmente com a intenção de continuar a agressão, antes de fugir. Equipes da PM estão à procura do agressor.
Em estado crítico, Romerito foi transferido, sob escolta policial, para um hospital em Araguaína, onde passou por quatro cirurgias. Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.
- Voo internacional para Miami interrompe trajeto e pousa em Palmas após passageiro ter infarto
- Caminhão com cestas básicas ‘desaparece’ após Justiça mandar apreender por suspeitas de compra de votos
Prisão do suspeito
A Polícia Civil informou que Badu foi localizado e detido por equipes da PM na manhã de sábado (5). Ele foi levado à 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Colinas, onde teve sua prisão em flagrante lavrada. Posteriormente, ele foi transferido para uma unidade penal da cidade.
A PM relatou que recebeu informações sobre o deslocamento do suposto autor de um veículo branco, de propriedade do suspeito, na BR-153, além de uma caminhonete que estaria dando apoio à fuga. Os policiais conseguiram interceptar a caminhonete na área urbana de Colinas, onde encontraram o empresário como passageiro, mas a arma do crime não foi localizada.
Divergências Políticas
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Romerito e o suspeito possuíam divergências políticas, com um conflito anterior em 2023 que envolveu agressões físicas, e na ocasião, Badu teria ameaçado matar o vereador.
As investigações indicam que, na sexta-feira, o empresário estava supostamente abastecendo veículos de eleitores no posto, e Romerito começou a filmar a situação para denunciar um possível crime eleitoral.
Ao perceber a gravação, Badu teria sacado a pistola e disparado contra Romerito, mesmo após a vítima cair no chão. Dos nove disparos identificados, pelo menos quatro atingiram o vereador.
A 41ª Delegacia de Polícia de Colinas está conduzindo as investigações, com a solicitação de imagens das câmeras de segurança do posto e a perícia no local do crime.