O vento forte causou diversos estragos em Nova Rosalândia, região central do Tocantins, na noite desta terça-feira (1°). Na zona rural da cidade, a ventania derrubou cinco torres de uma linha de transmissão. Já no perímetro urbano, 14 postes de energia foram danificados. Três cidades chegaram a ficar sem eletricidade, mas o serviço foi restabelecido para a maioria dos clientes, segundo a Energisa.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Imagens feitas no município na manhã desta quarta-feira (2) mostram que muitas árvores foram derrubadas. Também houve queda de muros e galhos foram lançados na rede elétrica.
A Energisa informou que a região foi atingida por ventos muito fortes e mais de 7,2 mil descargas atmosféricas nesta quarta-feira. A falta de energia foi registrada em Rosalândia, Cristalândia e Lagoa da Confusão devido a queda dos postes da concessionária.
A concessionária informou ainda que 81 unidades consumidoras ainda estão sem energia porque ficavam exatamente no trecho onde os postes foram derrubados. A previsão é de que o serviço seja totalmente restabelecido até a manhã desta quinta-feira (3).
Linha de transmissão
As cinco torres de transmissão de energia elétrica caíram próximo a cidade de Nova Rosalândia são de responsabilidade da Furnas. A empresa informou que no momento da ocorrência havia fortes rajadas de vento e condição meteorológica adversa.
Segundo a Furnas, não houve perda de carga no sistema interligado nacional. A empresa Informou ainda que está avaliando os danos causados para o restabelecimento da linha de transmissão o mais breve possível.