Um animal silvestre foi resgatado por uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), nesta quinta-feira (6), em Paraíso do Tocantins. Segundo o órgão, trata-se de um veado-mateiro, de nome científico (Mazama americana). Após o resgate, o animal foi levado para Centro de Fauna do Tocantins.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Naturatins informou que a ação foi realizada após informações com indicação da presença do animal silvestre em um loteamento residencial. O resgate foi feito pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) de Paraíso que utilizou equipamentos adequados para a captura da espécie (Cefau), a e solicitação de resgate.
O técnico do órgão, Gabriel Campos disse que ao chegar no local, a equipe visualizou o animal no lote e realizou o manejo de captura. “Em seguida o animal foi encaminhado para o Cetras, onde identificamos que esse veado-mateiro é um animal macho, adulto, humanizado e portador de ectoparasitas [ou parasitas externos, que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como piolhos, ácaro vermelho, pulgas, carrapatos, entre outros; e geralmente se alimentam do sangue]. Então após a avaliação, medicação e ambientação, colocamos o animal em quarentena para posterior entrada no plantel”, relata.

A recomendação do órgão é de que quando for encontrado algum animal silvestre, é importante solicitar o apoio de órgãos ambientais para realizar o resgate; destaca que por serem animais selvagens, vezes podem ser perigosos para o ser humano, como também é necessário conhecimento e prática para não causar ferimentos no animal resguardando sua saúde.
Cefau/Cetras
O Cefau é uma unidade do Naturatins, criada com objetivo de garantir a proteção da fauna silvestre por meio da operacionalização de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, e de ações socioambientais e educativas que vislumbrem a prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.
A atuação do CEFAU ocorre em duas frentes, uma delas por meio do Cetras que tem a finalidade de receber, identificar, triar, recuperar e destinar animais silvestres provenientes de ação de fiscalização, resgate ou de entrega voluntária.