Vaqueiro morre após ser baleado em terra indígena na ilha do Bananal

Defesa do atirador, que também é vaqueiro, afirma que ele agiu em legítima defesa. Helicóptero da SSP foi deslocado para a região para resgatar o corpo, já que área é de difícil acesso.

Compartilhe:

Um vaqueiro morreu após ser baleado durante uma confusão com outros dois homens dentro da terra indígena do povo Javaé, na Ilha do Bananal, em Pium, oeste do Tocantins. Até o momento, a vítima foi identificada apenas pelo primeiro nome da vítima: Ronizel.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O crime foi na madrugada deste domingo (27). O atirador foi identificado como Lázaro Rodrigues Carvalho, que também é vaqueiro. A defesa dele alega que ele agiu em legítima defesa de terceiro, após Ronizel ameaçar matar o outro homem que estava envolvido na confusão com uma espingarda.

Os três trabalhavam no Retiro Barreiro, que é uma área da ilha arrendada para a criação de gado com autorização dos órgãos de fiscalização e dos indígenas. A defesa de Lázaro Rodrigues afirma que não houve motivação aparente para as ameaças de Ronizel, já que não havia nenhum desentendimento anterior entre os envolvidos.

A pedido do Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi deslocado para a região para resgatar o corpo. A ação foi necessária porque a região é de difícil acesso e os veículos do IML não conseguiriam chegar até o local. O corpo de Ronizel deve passar por necropsia quando chegar na unidade.

Após ser ouvido pela polícia, Lázaro Rodrigues foi liberado e vai responder pelo caso em liberdade.

A ilha do Bananal, onde o crime aconteceu, é a maior ilha fluvial do mundo e é o lar de vários povos indígenas, incluindo o povo Javaé.

*Por G1