UFT lança exame para selecionar alunos e substituir o vestibular; saiba mais

Participantes do novo processo seletivo poderão usar as notas em várias processos seletivos da instituição. Inscrições ocorrerão de 22 de outubro a 13 de novembro.

Compartilhe:

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) lança nesta quarta-feira (9) o edital para o novo processo seletivo chamado Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (ExaTO). As inscrições ocorrerão de 22 de outubro a 13 de novembro, com taxa de R$ 70. Quem deseja solicitar isenção da taxa poderá fazê-lo nos dias 14 e 15 deste mês.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo a instituição, o ExaTO será utilizado para ingresso nos cursos de graduação da UFT a partir de 2025. As provas estão programadas para 15 de dezembro, com aplicação nas cidades de Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.

De acordo com a UFT, o ExaTO substituirá gradualmente o vestibular tradicional e os processos seletivos complementares. No entanto, o vestibular 2025/1 ainda ocorrerá normalmente no dia 17 de novembro.

O novo exame seguirá um formato semelhante ao do Enem, funcionando como uma avaliação de habilitação, em vez de um processo seletivo vinculado a cursos específicos no momento da inscrição. Os candidatos poderão usar suas notas para concorrer a diferentes vagas em processos seletivos da universidade.

Os participantes do ExaTO terão acesso às vagas regulares, vagas remanescentes e oportunidades de mobilidade acadêmica que antes eram ofertadas pelos vestibulares e processos complementares. Também está prevista a possibilidade de ingresso como alunos especiais em disciplinas específicas, permitindo que estudantes do ensino médio experimentem os cursos de graduação antes de se matricularem efetivamente na UFT.

Outros processos seletivos, como o Enem e o SISU, além do sistema de cotas, continuarão sendo utilizados pela UFT. “Se o estudante não participou do Enem ou não obteve um bom desempenho, o ExaTO será uma oportunidade adicional”, explicou o pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezari.

O pró-reitor destacou que além de servir como porta de entrada para a universidade, o ExaTO fornecerá indicadores importantes para o desenvolvimento de ações acadêmicas na instituição. “O ExaTO faz parte de um projeto maior, com o objetivo de aproximar a UFT das escolas de Ensino Fundamental e Médio, gerando indicadores valiosos para o aprimoramento do currículo e para o desenvolvimento da Educação Básica”, afirmou.