TRE-SP cassa diploma e torna inelegível deputada federal Carla Zambelli

A decisão ocorreu por maioria de votos (5x2) dos desembargadores De acordo com o TRE-SP, a deputada cometeu uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o diploma da deputada federal Carla Zambelli (PL) e a tornou inelegível por oito anos a partir das eleições de 2022. A decisão foi tomada por maioria (5×2) durante sessão nesta quinta-feira (30).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o TRE-SP, a parlamentar cometeu uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político ao divulgar informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022. A ação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (Psol), que acusou Zambelli de disseminar desinformação para desacreditar o sistema eleitoral.

O relator do processo, desembargador Encinas Manfré, apontou que a deputada propagou notícias falsas, incluindo a suposta manipulação de urnas eletrônicas em Itapeva (SP), além de ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu voto, destacou que as publicações tiveram repercussão significativa e foram capazes de influenciar eleitores, comprometendo a igualdade da disputa eleitoral.

Zambelli pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota publicada nas redes sociais, afirmou que continuará no cargo até o julgamento final dos recursos e alegou perseguição política contra conservadores.