A travessia entre os estados de Tocantins e Maranhão, interrompida desde o desabamento da ponte JK no dia 22 de dezembro, será retomada nesta terça-feira (31). O serviço será feito por balsas operadas pela empresa Pipes Navegações e permitirá inicialmente a passagem de pedestres, veículos leves e caminhonetes. Caminhões poderão utilizar o serviço a partir do dia 1º de janeiro de 2025, conforme anunciado pelo governo do Tocantins.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Sobre o desabamento
A queda da ponte JK, localizada na BR-226 entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), resultou na confirmação de 11 mortes. Nove corpos foram recuperados, enquanto seis pessoas permanecem desaparecidas, segundo a última atualização da Marinha do Brasil. Uma pessoa foi resgatada com vida.
O desabamento ocorreu quando o vão central da ponte cedeu, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A causa do colapso ainda está sob investigação. O momento do desabamento foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos), que estava no local documentando as condições precárias da ponte.
- Vídeo: Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba
- Corpo de vereador que estava dentro de caminhonete a 35 metros de profundidade é resgatado; esposa também morreu
- Vídeo: Vereador registra momento em que asfalto racha e ponte desaba entre o Tocantins e o Maranhão
Ações e reconstrução
Uma força-tarefa foi criada para identificar as vítimas e realizar os trabalhos de busca. Os procedimentos contam com a participação de peritos criminais, médicos legistas e agentes especializados.
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a reconstrução da ponte em um prazo de até um ano, com investimentos entre R$ 100 e R$ 150 milhões. O governo também declarou situação de emergência para acelerar os processos burocráticos, incluindo a demolição da estrutura atual.
Rotas alternativas e desvios
Com a interdição da ponte, a Polícia Militar divulgou alternativas para motoristas:
- De Tocantins para o Maranhão:
- 1ª opção: Pela TO-134 (Darcinópolis a Luzinópolis), BR-230 (São Bento), e seguir sentido Axixá/Imperatriz.
- 2ª opção: Pela BR-226, desviando para Darcinópolis pela TO-134 até São Bento. Seguir na TO-230 para Marabá ou TO-201 para Imperatriz.
- 3ª opção: Pela BR-230 (Transamazônica), passando por Nazaré, Luzinópolis, e São Bento, ou pela TO-226 até Tocantinópolis.
- Do Maranhão para o Tocantins:
- Pela BR-226/MA (Estreito a Porto Franco) e BR-010/MA até Imperatriz.
A reabertura da travessia por balsas busca minimizar os impactos causados pelo desabamento até que a nova ponte seja concluída.