Trânsito na Ponte de Porto Nacional será interrompido nesta quinta para verificação de radar

O motivo será para a verificação inicial dos dois radares fixos que foram instalados no local. A ação inicia às 9h.

Compartilhe:

O transito na ponte sobre o lago do rio Tocantins em Porto Nacional será interrompido por cerca de 40 minutos, de cada lado, nesta quinta-feira (22). O motivo será para a verificação inicial dos dois radares fixos que foram instalados no local. A ação inicia às 9h.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Os medidores de velocidade foram instalados nos km’s 51,960 e 51,085, nos dois sentidos do tráfego. Com a participação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), será feito isolamento do trânsito por cerca de 40 minutos, de cada lado, para realização dos ensaios metrológicos.

Com menos de 1 km de distância entre os dois instrumentos, os radares registram os movimentos nas duas faixas de trânsito, em ambos os sentidos. Ao longo da rodovia. A velocidade máxima permitida no local é de 60 km por hora.

Radar ponte de Porto
Os radares vão monitorar e multar os veículos que ultrapassarem o limite de 60 km/hora sobre a ponte – Foto: Divulgação

De acordo com o técnico em Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), Luis Fernando da Silva Lima, a Verificação Inicial visa identificar o funcionamento correto do equipamento.

“O objetivo é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores, em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro”, informa o técnico.

Os radares foram colocados no local após os limitadores de altura para veículos instalados serem vandalizados três vezes. A ponte tem problemas em sua estrutura e por isso só é permitido o trânsito de veículo pequenos, motocicletas, ciclistas e pedestres.

Caminhões devem realizar a travessia pela balsa. Os limitadores de altura eram fixo e foi substituído por móveis após o caminhão do Corpo de Bombeiros ficar impedido de passar para atender uma ocorrência. Com a colocação de limitadores móveis, estes foram vítimas de vandalização.

Além dos radares, o governo do estado também prometeu colocar câmeras de segurança no local.