Para controlar o tráfego na ponte sobre o lago do rio Tocantins em Porto Nacional, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) está instalando radares no local. De acordo com a Ageto, a partir de agora os motoristas que ultrapassarem o limite de 60 km/hora sobre a estrutura, na TO-255, serão multados.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O objetivo dos equipamentos, segundo a agência, é diminuir a vibração na estrutura da ponte. Os radares devem começar a funcionar em 10 dias. A ageto informou que está cumprindo as recomendações técnicas e que câmeras de monitoramento também serão instaladas.
O governo tomou a medida após os pórticos, que limitam a altura dos veículos que passam sob a estrutura serem alvos de vândalos. As estruturas foram instaladas no início de julho e já foram danificadas pelo menos três vezes.
Os dois radares do tipo Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) vão monitorar e multar os veículos que ultrapassarem o limite estabelecido. Já as câmeras, que serão instaladas em uma segunda etapa para inibir os vandalismos.
A travessia sobre a ponte só é liberada para veículos de pequeno porte como, bicicletas, motocicletas, carros de passeio e camionetes. As carretas, caminhões e qualquer tipo de veículo de carga continuam fazendo a travessia do rio pela balsa.
A Ageto informou também que as regras não vão mudar até que uma nova ponte seja construída. Nenhum prazo foi informado.