Tocantins tem seu primeiro caso de infecção por coronavírus confirmado

Paciente é de Palmas e não apresentava sintomas da doença. A informação foi divulgada pela prefeita Cinthia Ribeiro em uma rede social.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, usou sua conta no Twitter, nesta quarta-feira (18), para confirmar o primeiro caso de infecção pelo coronavírus no Tocantins. Segundo a gestora, trata-se de uma paciente “que não havia apresentado nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde”.

“Realizou exame em laboratório particular e já confirmou o resultado positivo”, escreveu.

A paciente é uma mulher de 42 anos, casada e com filhos. Ela chegou recentemente de uma conferência de mulheres advogadas realizada em Fortaleza (CE).

A mulher não estava entre os casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas se manteve em isolamento domiciliar e procurou a rede particular para realizar exame de confirmação após começar a apresentar sintomas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a paciente chegou na capital no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando iniciou o isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 ela procurou um laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

No microblog a prefeita informou que irá divulgar um novo decreto com medidas ainda mais extremas para conter o avanço do coronavírus.

Casos suspeitos

Na última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia 11 casos suspeitos no estado.  Nesta quarta-feira, a pasta informou que um paciente de 75 anos testou negativo para Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de Palmas.

O boletim é atualizado todos os dias com um  divulgado após as 18h e por isso não conta ainda o caso confirmado na capital.

O hospital onde o paciente idoso estava internado informou que o teste foi realizado no início desta semana em um laboratório particular da cidade e o resultado ficou pronto nesta terça-feira (17). Porém só foi divulgado nesta quarta-feira (18).

O idoso era um dos casos considerados mais críticos pela secretaria de saúde. Ele estava em estado grave após ter feito um cruzeiro pela costa brasileira e ter tido contato com estrangeiros.

As duas jovens de Palmas que foram os primeiros casos considerados suspeitos no estado seguem aguardando o resultado dos exames. Amostras foram enviadas para fora do Tocantins e os resultados deveriam ter ficado prontos nesta terça-feira (17), mas até agora não foram divulgados.