Tocantins registra crescimento de 29% no número de queimadas em comparação com o ano passado

Dados do INPE apontam que entre 1º de janeiro e 3 de junho deste ano houve um aumento de 29% de focos de incêndio em relação ao mesmo período do ano anterior.

As queimadas já estão se tornando um problema em várias regiões do Tocantins. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que o número de focos no estado aumento 29% em comparação com este mesmo período do ano passado. O agravamento acontece com tempo seco chegou mais cedo neste ano.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o INPE, entre 1º de janeiro e 3 de junho deste ano foram registrados 1.279 focos de queimada em todo estado. No ano passado, durante este mesmo período, tinham sido 991 incêndios.

Com o período de queimadas iniciando mais cedo, o Comitê do Fogo também já está realizando ações para prevenir queimadas. Na próxima semana os órgãos que compões o grupo irão começar um trabalho de fiscalização, orientação e entregas de cestas básicas para famílias da zona rural. O projeto foi chamado de Foco no Fogo.

O Tocantins, historicamente, é um estado que registra um grande número de queimadas tanto nas áreas rurais como nas próprias cidades. Os incêndios causam prejuízos ao meio ambiente, à economia e aos moradores de cidades que sofrem com a fumaça.

Além disso, provocar incêndios florestais é um crime ambiental. Denúncias devem ser feitas aos órgãos de segurança e ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).