Tocantins registra 3.053 pessoas desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes

Nível dos rios tem se mantido alto na região norte do estado. Cidade mais afetada segue sendo São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio.

Compartilhe:

Subiu para 3.053 o número de pessoas obrigadas a sair de casa pelas enchentes no Tocantins nesta quarta-feira (19). O nível dos rios tem se mantido alto na região norte do estado. Em Araguanã, por exemplo, o ribeirão Lontra registrou seis metros acima do normal e o rio Araguaia quase sete metros fora da média.

Um vídeo feito por uma moradora mostra que a água está inundando a orla da cidade. O município tem 22 pessoas em um abrigo e outras duas na casa de parentes.

Nesta terça-feira (18) eram 3.007 pessoas fora de casa, sendo 262 desabrigados e 2.745 desalojados em todo estado. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, nesta quarta-feira (19) os números subiram para 265 e 2.788, respectivamente.

A cidade mais afetada segue sendo São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio.

A Defesa Civil considera desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos.

  • Os desabrigados estão em Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.
  • Os desalojados são de Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Miranorte, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.
Famílias atingidas por enchentes são resgatadas em São Miguel do Tocantins — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Chuvas intensas são registradas no estado desde o fim de dezembro. O grande volume provocou a maior cheia do rio Tocantins dos últimos 20 anos. Comunidades ficaram ilhadas e propriedades submersas.

No dia 5 de janeiro o governo do estado decretou situação de emergência por causa das enchentes. Atualmente 32 municípios são acompanhados pela Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros.

Campanhas de arrecadação de itens essenciais estão sendo realizadas pela Central Única das Favelas no Tocantins (Cufa) e pela Ordem dos Advogados. Cestas básicas também são distribuídas pelo governo estadual.

*Por G1