>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Cidades do Tocantins e outras das regiões norte e nordeste registraram queda de energia nesta quarta-feira (21). Interrupções no fornecimento foram registradas em diversas localidades das duas regiões. Nas redes sociais, moradores das cidades tocantineses de Porto Nacional, Palmas, Conceição e Araguaína relataram falhas de energia. Nos estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Sergipe também houve relatos de falhas. Na região Norte, além do Tocantins, a queda de energia atingiu também os estados do Amazonas, Pará e Amapá.
A Energisa, concessionária que atende diversos estados, emitiu comunicado oficial informando que “um problema técnico na Usina de Belo Monte [Pará] interrompeu o fornecimento de energia para o Norte, Nordeste e parte do Sudoeste”. Segundo a nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que não há previsão de restabelecimento.
O ONS informou que ainda está apurando a extensão e as causas do problema. Depois de uma hora e meia a energia foi restabelecida na
A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) disse que também está investigando a origem da falta de energia.
Apesar da energia Usina Hidrelétrica do Lajeado, a energia consumida no estado vem do estado do Pará. Já a energia produzida no estado é exportada para os estados da região sudeste e Distrito Federal.
Nota do ONS
Em nota, o ONS informa que, às 15h48, “uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”. De acordo com a nota, com a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
“Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste”, acrescenta o comunicado.
Segundo o ONS, às 16h15, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste momento, conclui a nota, as equipes do ONS trabalham na recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.