O paciente alemão de 33 anos, com suspeita de infecção por coronovírus, teve presença do Vírus da Influenza A confirmada. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Superintendências de Unidades Hospitalares Próprias e Vigilância em Saúde.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a secretaria, o paciente oriundo da Alemanha, continua sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS). O boletim médico atualizado neste domingo (2), indica que o mesmo está evoluindo bem, estável e sem alterações ao exame clínico.
A SES informou ainda que tarde deste domingo o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN), liberou o primeiro resultado de exame, que identificou a presença de Influenza na amostra recebida. Exames complementares estão sendo realizados para identificação do subtipo da doença.
A pasta afirmou que este resultado não interfere na continuidade da investigação sobre a suspeita de coronavírus, que depende da análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ) indicado pelo Ministério da Saúde (MS), conforme protocolo estabelecido.
O alemão continua sendo assistido pela equipe do Hospital de Regional de Porto Nacional (HRPN), recebendo os cuidados necessários para o quadro de Síndrome Respiratória Aguda.
Entenda
A suspeita de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV) recai sobre um cidadão alemão de 33 anos, que chegou ao Tocantins, vindo de São Paulo, nessa sexta-feira (31), vindo de Frankfurt, na Alemanha. Ele não esteve na China, porém por ter passado por aeroportos internacionais e teria tido contado com asiáticos, o caso dele é incluído como suspeito.
Ele teria se sentido mal nessa sexta-feira e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e depois foi encaminhado para o Hospital Regional um quadro de síndrome respiratória. A equipe do CIEVS está investigando o histórico do paciente e caso necessário ele será transferido para o Hospital Gera de Palmas (HGP) onde ficará isolado e atendido de acordo com o Plano Estadual de Contingência.
A Secretaria de Saúde informou ainda que desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado.