‘Terra’ | Fotos de Sebastião Salgado serão expostas em Palmas nesta quinta-feira

Compartilhe:

Palmas recebe nessa quinta-feira (11), a Exposição “Terra”, com as fotos do premiado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado que retratam a luta pela reforma agrária. A exposição acontece das 18h às 21h no Sindicato dos Eletricitários do Tocantins. Durante o evento haverá venda das fotos em conjunto com exposição de livros, artesanato coffee break.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo Rilton Faria da Silva, do Comitê de Apoio à Reforma Agrária de Palmas, a luta pela reforma agrária, o cotidiano dos trabalhadores rurais e dos trabalhadores da cidade que foram expulsos do campo são a matéria prima das fotos de Sebastião Salgado.

“A realidade é maior que os discursos de desprezo pelos pobres. Salgado, Saramago e Chico Buarque se uniram à luta pela terra. E a luta continua! Nosso convite é para que todas e todos venham conhecer as fotos de Sebastião Salgado”, ressalta.

Já o coordenador Geral da Central de Movimentos Populares (CMP/TO), Antônio Édis, as fotos de Salgado retrata em suas fotos a exploração dos trabalhadores.

“A concentração da terra nas mãos de fazendeiros provocou o êxodo rural no Brasil. Milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais foram expulsos do campo, sem direito a nada. Tornaram-se trabalhadores da cidade, sem teto, favelados, explorados. Sebastião Salgado mostra isso em suas fotos. Ele não esconde a verdade”, avalia

Lançado em 1997, “Terra”, livro com fotos de Sebastião Salgado, prefácio do escritor português José Saramago e mais um CD com músicas de Chico Buarque de Holanda foi lançado e rodou todos os estados do Brasil e por mais de 40 países.

As fotos, o livro e o CD tiveram seus direitos autorais doados para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Trajetória

Nascido em 1944, em Aimorés (MG), Sebastião Salgado é premiado e reconhecido mundialmente por seu estilo único em retratar a condição humana em diferentes partes do planeta. Vive em Paris desde o final da década de 1960. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (1968) e Doutor pela Université de Paris (1971), descobriu sua paixão pela fotografia no início dos anos 1970, durante uma viagem de trabalho à África.

Entre os prêmios que Salgado já recebeu estão o World Press (Holanda, 1985), Oscar Barnack (Alemanha, 1985 e 1992), Erna e Victor Hasselblad (Suécia, 1989) e Fotojornalismo do International Center of Photography (EUA, 1990). Recebeu ainda diversas outras honrarias, sendo representante especial da Unicef e membro honorário da Academia das Artes e Ciências dos Estados Unidos.

Serviço

Exposição “Terra”, de Sebastião Salgado

  • Quando: Quinta-feira (11), das 18h às 21h
  • Local: Sindicato dos Eletricitários do Tocantins – 103 Norte, Rua NO 09, Lote 35
  • Entrada: Gratuito
  • Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *