>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Um protocolo de Intenções, com o objetivo de desenvolver cooperação técnica, científica, tecnológica e social, para a execução conjunta de ações que promovam o desenvolvimento da agricultura familiar foi assinado entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A assinatura aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), em Palmas.
De acordo com o protocolo, a ideia é transferir as tecnologias geradas pela universidade, por meio da pesquisa, para a prática no desenvolvimento da agricultura familiar no estado.
Conforme o termo assinado, a cooperação se dará por meio de intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências e informações técnicas e científicas, realização de cursos, assistência técnica, estudos e pesquisas visando atender demandas específicas dos agricultores familiares. Para a implementação das ações do protocolo será elaborado um Plano de Trabalho onde constarão as atribuições de cada órgão.
Para a reitora, Suely Quixabeira, a Unitins se insere como uma diretriz estratégica de desenvolvimento, através da oferta de ensino e extensão, sobretudo, na realização da pesquisa agropecuária. “As pesquisas são desenvolvidas de forma a promover o crescimento do setor por meio da geração e transferência de tecnologias, de acordo com as demandas prioritárias do Estado. Atualmente a agricultura familiar é responsável por aproximadamente um terço da produção total de alimentos, isso prova o grande índice de produção dos pequenos produtores e a necessidade de investimento e incentivos públicos nesse setor”, frisou a reitora.
O protocolo de intenções foi assinado durante a cerimônia de inauguração das novas instalações no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, localizado na Agrotins em Palmas. O empreendimento conta com uma Biofábrica, Laboratório de Agroenergia, Alojamento, Aviário, Aprisco e Viveiro de Mudas.
Foto: Divulgação