A Prefeitura de Palmas anunciou neste sábado (1º) uma redução temporária na tarifa do transporte público da capital. O valor da passagem, atualmente R$ 3,85, passará para R$ 2 a partir da terça-feira (4) e será gratuito nesta segunda-feira (3).
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A medida, que será oficializada no Diário Oficial do Município na próxima segunda-feira (3), valerá até o dia 28 de fevereiro. Além disso, o transporte público continuará gratuito nos finais de semana e feriados.
- Uma pessoa morre e outra fica ferida após colisão entre carro e caminhão na TO-134
- Polícia indicia homem que atirou com espingarda na casa do ex-namorado da companheira
Prefeito justifica decisão
O prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) afirmou que a decisão ocorre durante a transição do serviço para a iniciativa privada.
“Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber, o que inviabiliza os negócios e cria obstáculos para atender a população com a qualidade que precisa e merece. Nosso foco é resolver essas questões e entregar um serviço que irá melhorar gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota”, afirmou o prefeito.
Licitação do serviço de transporte público
A Prefeitura de Palmas publicou um decreto no Diário Oficial do Município, no dia 13 de janeiro, autorizando uma nova concessão do transporte coletivo à iniciativa privada.
- O contrato será firmado por 20 anos, podendo ser prorrogado.
- A licitação ocorrerá por concorrência pública.
- O serviço será concedido em um único lote, com 180 ônibus para atender cerca de 323 mil habitantes.
Desde 2022, o transporte público era administrado pela Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), após o término da concessão anterior com a iniciativa privada.
Passageiros reclamam de superlotação e falta de ônibus
Apesar das mudanças, usuários do transporte público seguem relatando superlotação, demora nas linhas e falta de ônibus nos horários de pico.