Susto em Belém: Morador encontra granada em feira, leva para casa e BOPE é acionado

De acordo com agentes policiais, o artefato data de uma das guerras mundiais. Granada foi detonada pela equipe.

Compartilhe:

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado em Belém nesta quinta-feira (1º) após um morador apresentar aos policiais militares uma granada que encontrou na Feira do Açaí, na capital, enquanto passeava com o filho.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com os agentes, o morador, cuja identidade não foi divulgada, mostrou o artefato explosivo aos policiais 15 dias após tê-lo encontrado e levado para dentro de sua residência, onde o objeto permaneceu guardado.

O imóvel do homem está localizado no bairro Telégrafo. A área foi interditada pelos PMs enquanto aguardavam a chegada do BOPE. A PM informou que a granada é fabricação antiga, datando de uma das guerras mundiais. Eles acrescentaram que o raio de destruição do artefato pode variar de 10 a 15 metros.

Granada foi detonada

Segundo a PM, a equipe de especialistas transportou o artefato para um terreno baldio no mesmo bairro para realizar a detonação. A operação foi concluída com sucesso, sem registros de feridos.

Morador encontra granada em feira, leva para casa e BOPE é acionado
Foto: Divulgação

Por não saber se o artefato tinha poder de deflagração, foi utilizada a técnica da contracarga, que consiste em inserir mais explosivos para detonar a granada.

Ainda de acordo com a PM, a granada era muito antiga e que a equipe ainda investiga sua origem, provavelmente de fabricação inglesa ou russa, possivelmente adquirida pelo Exército Brasileiro em algum período da história.

A Polícia Militar informou que todos os protocolos de segurança foram seguidos durante a operação. As autoridades aguardam um posicionamento da Polícia Civil e da Polícia Federal para investigar a origem e as circunstâncias em que a granada foi deixada na Feira do Açaí.