Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Tocantins teve um aumento de e 538% nos casos confirmados de zika vírus nos primeiros meses de 2019. Conforme o levantamento, até março deste ano foram 102 casos da doença. No mesmo período do ano passado ocorreram somente 16.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os números são ainda mais preocupantes quando se trata de notificações. Os números apontam que de janeiro a março desse ano foram 1.466 registros de casos suspeitos, contra 207 no ano passado. Aumento de 608%.
Entre as cidades que mais tiveram notificações estão: Tocantínia (402 casos), Paraíso com (182), Santa Tereza (176) e Araguatins com (164).
Os dados mostram ainda que 66 casos suspeitos são em grávidas. Até o momento seis foram confirmados e 21 descartados por exames laboratoriais.
O gerente de vigilância epidemiológica do estado, Evesson Farias, disse que a secretaria vem trabalhando pra diminuir esses dados. “As ações são de educação e saúde junto à população. Quem lida diretamente com a população são as equipes de saúde municipais”, explica.
De acordo com o gente, a pasta incentiva com grande intensidade nesse período a promoção de atividades de educação e saúde.