Ataque Cracker: Sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde saem do ar; veja o que se sabe até agora

Aplicativo e site do ConecteSUS – que mostram comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers. Veja como provar que recebeu a vacina e tire outras dúvidas.

Compartilhe:

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

A queda dos sistemas do SUS teve reflexos pelo país: em Salvador, onde o comprovante começou a ser exigido na rodoviária, passageiros não conseguiram embarcar. No Piauí, houve filas para a vacinação.

No Acre, quem perdeu o comprovante em papel não consegue tomar a 2ª dose ou a dose de reforço. O governo do Tocantins diz que não consegue notificar casos e mortes de Covid.

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os dados da população “não serão perdidos”.

Nesta reportagem, veja o que se sabe sobre o assunto e o que ainda falta esclarecer:

  1. Quais páginas foram invadidas?
  2. Quais dados desapareceram?
  3. Quem atacou os sites?
  4. Como vou comprovar a vacinação contra a Covid-19 sem o ConecteSUS?
  5. Quando o ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde vão voltar a funcionar?
  6. Os dados de vacinação serão recuperados?
  7. Outras páginas de vacinação saíram do ar?
1) Quais páginas foram invadidas?

O site do Ministério da Saúde, o site do ConecteSUS e o aplicativo do ConecteSUS. Esses dois últimos mostram os comprovantes de vacinação contra a Covid-19.

Segundo o ministério, foram comprometidos os seguintes sistemas:

  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
  • ConecteSUS
  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
2) Quais dados desapareceram?

Os dados de vacinação contra a Covid-19 sumiram.

Segundo o Ministério da Saúde, funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital estão indisponíveis no momento.

O aplicativo do ConecteSUS mostra, além da vacinação contra a Covid, outras informações, como agendamento de consultas, exames e retirada de medicamentos. Até onde se sabe, o acesso a esses dados continua normal.

3) Quem atacou os sites?

O “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético. Na madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. (Veja nas imagens abaixo). Mais tarde, as mensagens sumiram, mas as páginas seguem fora do ar.

Em Belo Horizonte nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chamou o incidente de “atitude criminosa”.

“Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, afirmou.

4) Como vou comprovar a vacinação contra a Covid-19 sem o ConecteSUS?

Você pode levar o seu comprovante de vacinação físico para provar que recebeu a vacina. É aquele papel que você recebeu ao se vacinar. Lembre de ter em mãos a comprovação das duas (ou três) doses ou da dose única.

Alguns estados e municípios também têm os dados de vacinação em sites locais.

5. Quando o ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde vão voltar a funcionar?

Ainda não se sabe. O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso e que “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

Foto: Reprodução
6. Os dados de vacinação serão recuperados?

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sim. Em visita a Belo Horizonte nesta sexta, o ministro disse que os dados da população “não serão perdidos”.

“Esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, afirmou.

Mais cedo, ao assumir a autoria do ataque, o grupo “Lapsus$ Group” havia escrito “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

7. Outras páginas de vacinação saíram do ar?

O site da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza informa as datas de agendamento e os dados de vacinação contra a Covid-19 também está fora do ar. Não se sabe se a falha tem relação com as páginas do Ministério da Saúde.

A plataforma do estado do Ceará, por outro lado, está funcionando normalmente.

No Tocantins, o problema nas páginas nacionais deixou os sistemas de notificação de casos de Covid indisponíveis. Por isso, o estado não consegue notificar casos e mortes por Covid e não há previsão de divulgação do boletim epidemiológico desta sexta (10).

No Pará, o aplicativo que emite o passaporte da vacina está fora do ar.

No Acre, o problema afetou a aplicação de segundas doses e doses de reforço em Rio Branco: como o estado não tem um sistema próprio com dados de vacinação, quem perdeu a carteira física não vai poder receber essas doses nesta sexta-feira (10).

A página do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país – também está fora do ar, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

Por G1