O sistema interno da Câmara Municipal de Palmas foi invadida por crackers na última semana. A informação foi confirmada pela Casa nessa terça-feira (23). O problema só foi percebido após os vereadores voltarem feriado e e não conseguiram acessar algumas informações.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a Câmara, os criminosos cibernéticos teriam pedido um resgate em bitcoins, um tipo de moeda digital. Porém, a Casa informou que tem backup da maior parte dos dados e que não vai fazer o pagamento.
O caso foi registrado na Polícia Civil. A Câmara informou ainda que está sendo levantado se alguma informação foi perdida. Pelo que já foi apurado, acredita-se que apenas dados da última semana não estavam assegurados em discos externos ao sistema que foi atacado.
A diretoria do órgão disse que os trabalhos do plenário e das comissões devem continuar normalmente. A suspeita é que o ataque tenha ocorrido na sexta-feira (19). Por questões de segurança, o valor pedido pelos criminosos não foi informado.
A Polícia Civil informou que as investigações em torno do fato já foram iniciadas pela equipe da Delegacia Especializada.
Crackers são pessoas aficionadas por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes e códigos de programas com fins criminosos. Eles também são chamados de “Pirata Virtual”.