>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A cidade de Porto Nacional já é conhecida por formar muitos pilotos de avião ao longo de sua história. E para homenagear essa tradição no município, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), estará realizando um grande espetáculo pirotécnico sobre a orla da cidade. O show acrobático das aeronaves está previsto para acontecer a partir das 16h, do sábado (28).
O evento marca o encerramento das comemorações dos 280 anos de história e os 157 anos de emancipação política de Porto Nacional. Na ocasião, a prefeitura da cidade homenageará 44 aviadores que trabalharam no município cidade. A cerimônia acontecerá às 19h, no aeroclube d a cidade.
Palestras
Na sexta-feira (27), às 20 horas, no Centro de Convenções Vicente de Paula, serão oferecidas três palestras relativas à aviação. Para falar sobre a “Aviação Nacional”, foi convidado o Coronel da Aeronáutica, Ricardo Ignácio de Macedo, que é filho da cidade. Para proferir a palestra sobre “O Aeroclube de Porto Nacional”, o diretor, aviador e professor do Aeroclube, Paulo Sérgio Maya Barbosa. e Por fim, para ministrar a palestra “Segurança de Vôo”, a FAB está enviando o oficial responsável pelo assunto da Aeronáutica. Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público.
Sobre a esquadrilha
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea”. trata-se de um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e mundo.
As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.
Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA) permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Segundo a definição, a missão do EDA, é “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)”.