A maioria dos brasileiros (59%) está acima do peso, mas apenas 11% possuem diagnóstico médico, conforme uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Novo Nordisk, divulgada neste domingo (18). Entre os entrevistados, 24% são considerados obesos e 35% têm sobrepeso.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O levantamento, que calculou o IMC (índice de massa corpórea) de 2.012 participantes com idade média de 43 anos, revelou uma discrepância na percepção dos brasileiros sobre sua saúde em relação ao excesso de peso. Embora o IMC ainda seja amplamente utilizado como base para essas análises, especialistas apontam que ele pode ser insuficiente à luz de novas pesquisas.
Apesar dos dados, 64% dos entrevistados afirmam ter uma saúde boa ou muito boa, e 51% dizem não sofrer de condições de saúde como hipertensão, problemas nos ossos ou articulações, colesterol alto ou excesso de peso.
A obesidade, uma doença crônica definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal, está associada a mais de 200 condições, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono, problemas hepáticos, circulatórios e câncer.
Entre aqueles com sobrepeso ou obesidade, 61% afirmam ter uma boa saúde, e 42% dizem não apresentar nenhuma doença relacionada ao excesso de peso.
Além disso, 72% dos brasileiros estão satisfeitos com seu peso, embora 63% desejem mudá-lo — 17% querem ganhar peso e 46% pretendem emagrecer.
- Turista sem roupas é atacado por vaca após supostamente tentar abusar do animal
- Ex-militar do Exército é preso durante a maior apreensão de explosivos em Goiás
A obesidade ainda é frequentemente vista como uma questão estética, inclusive por profissionais de saúde, observa a endocrinologista Cynthia Valério. Ela explica que isso se deve ao estigma e ao fato de que o reconhecimento da obesidade como doença pela OMS é relativamente recente.
“A pesquisa reflete o que já observamos: o preconceito de não reconhecer o excesso de peso como uma doença. A obesidade é uma doença por si só, e o sobrepeso, quando associado a condições de saúde, também é”, afirma a médica da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).
“Temos muito a avançar em termos de conscientização. Há um número baixo de pessoas com diagnóstico, mas um grande percentual que já se enquadra nas classificações de sobrepeso e obesidade”, conclui. Para aumentar a conscientização sobre essa doença crônica não transmissível, a OMS designou o dia 4 de março como o Dia Mundial da Obesidade.