Risco de colapso | Governo anuncia interdição total da Ponte de Porto Nacional

Por meio de nota, o governo do Tocantins informou que a ponte sobre o lago do rio Tocantins em Porto Nacional será totalmente interditada.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A interdição total começa a partir das 18h desta quinta-feira (7), o tráfico só será permitido para pedestres. Segundo a nota, a “decisão foi tomada por preocupação até que os serviços topográficos sejam finalizados e o governo do estado tenha plena segurança da trafegabilidade da ponte.”

Ainda segundo a nota, “essa é a atitude mais sensata a ser tomada no momento”. O governo informou ainda que paralelo aos trabalhos topográficos, serão iniciados nesta quinta-feira as obras que vão possibilitar a travessia de balsa no local.

A ponte estava com o tráfego controlado desde terça-feira (5), para a realização dos serviços topográficos. O esquema tinha horários de interdição total e liberação da via a cada 50 minutos. Agora com a nova decisão, a ponte será totalmente interditada.

Como fica o acesso

Para quem usa a TO-255 ou necessita ter acesso ao trecho da TO-255, que liga Porto Nacional a BR-153, a alternativa é utilizar a rota que engloba as TO’s -454/455/080, que liga os Distritos Escola Brasil e Luzimangues, e realizar a travessia pela ponte Fernando Henrique Cardoso, em Palmas.

Condições da ponte

A ponte de Porto Nacional foi construída há mais de 40 anos e o último laudo técnico, feito em 2011, apontou aumento significativo de danos em sua infraestrutura em relação ao diagnóstico de 2003. Situação que levou, na época, à restrição do tráfego de veículos com peso acima de 30 toneladas e limitação de velocidade.

O laudo apontou ainda que a ponte entraria em colapso, em algum momento nos próximos 10 anos, ou seja, até 2020, com aumento de 10% da probabilidade de ocorrência a cada ano.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *