Rajadas de ventos de 84 km/h foram registradas na manhã desta sexta-feira (16) em Palmas. A informação foi confirmada pelo mteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) José Luis Cabral. O vento começou na madrugada, antes das 5h. Quem saiu de casa nesse horário, já sentiu a força e ouviu o barulho da ventania.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Além do susto, a força do vento causou vários estrados pela cidade. Uma foi derrubada no canteiro central da avenida Teotônio Segurado e uma placa da fachada de um prédio com 20 andares foi arrancada durante a ventania. O caso foi registrado na quadra 207 Sul.
Imagens feitas por moradores mostram a poeira tomando conta do setor Taquari, sul de Palmas. No dia 6 deste mês, a ventania atingiu 73 km/h e também provocou estragos em algumas regiões da capital.
Segundo Cabral, a ventania está sendo intensificada por ventos que estão vindo da costa brasileira. Disse ainda que em Palmas a condição topográfica favorece a intensificação das rajadas. “Estamos numa região praticamente de vale, onde tem as Serras Gerais e a Serra do Estrondo e facilitam a intensificação”, explica.
Os ventos também contribuem para a propagação das queimadas, comuns nessa época do ano no Tocantins. Em Lajeado, no último domingo (11), um fogo que atingiu uma carreta se espalhou rapidamente e atingiu a vegetação. A equipe de brigadistas só conseguiram controlar as chamas nesta quinta-feira (15).
A concessionária de energia elétrica, a Energisa, informou que por causa do vento, vários objetos foram lançados na rede elétrica prejudicando o fornecimento de energia na região de Taquaralto e nas quadras 607 e 504 Sul.
A Energisa disse ainda que aproximadamente 7 mil clientes foram impactados, mas a maioria deles já teve o serviço restabelecido.