Queda de ponte entre TO e MA: Primeiros corpos são localizados no após buscas submersas e número de mortos chega a 6

Onze pessoas ainda seguem desaparecidas. Os corpos foram encontrados no início da tarde desta quarta-feira (25) após o início da operação de buscas submersas no rio.

Mergulhadores localizaram nesta quarta-feira (25) os corpos de mais duas vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta o Maranhão ao Tocantins. Essas são as primeiras vítimas encontradas após o início das operações de mergulho no Rio Tocantins, realizadas pelo Corpo de Bombeiros dos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e pela Marinha do Brasil.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As vítimas foram identificadas como:

  • Anisio Padilha Soares, 43 anos
  • Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos

Com a descoberta dos dois corpos, o número de mortos na tragédia subiu para seis, enquanto 11 pessoas seguem desaparecidas. Segundo os bombeiros, o corpo de um homem foi encontrado dentro de um dos caminhões que caíram no rio. Detalhes sobre a segunda vítima ainda não foram divulgados.

Buscas
As operações subaquáticas contam com 29 mergulhadores que enfrentam dificuldades devido às características do Rio Tocantins, como baixa visibilidade, forte correnteza e uma profundidade de cerca de 50 metros no local do acidente.

Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba e deixa dois mortos e oito desaparecidos
Foto: Reprodução

Além disso, os destroços da ponte e as cargas perigosas transportadas pelos caminhões, como ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, representam riscos adicionais aos mergulhadores. A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que ainda não há evidências de rompimento das embalagens desses materiais, que podem estar intactas devido ao modo como foram acondicionados.

Corpos localizados até agora

  • Domingo (22): Lorena Ribeiro Rodrigues, 25 anos. Ela era natural de Estreito (MA) e morava em Aguiarnópolis (TO).
  • Terça-feira (24):
    • Lorranny Sidrone de Jesus, 11 anos, estava em um caminhão transportando portas de MDF.
    • Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos, motorista de um caminhão com defensivos agrícolas.
    • Andreia Maria de Souza, 45 anos, motorista de um caminhão que transportava ácido sulfúrico.
Primeiros corpos são localizados no após buscas submersas e número de mortos chega a 6
Foto: Divulgação

O acidente
O desabamento da ponte ocorreu no último domingo (22), na BR-226, ligando as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Oito veículos caíram no Rio Tocantins durante o colapso.

Construída na década de 1960, a ponte tem 533 metros de extensão e integra o corredor rodoviário Belém-Brasília. Há tempos, usuários relatavam as más condições da estrutura. Um vídeo publicado por um morador no sábado (21) denunciava rachaduras na ponte.

Causas do desabamento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o desabamento ocorreu devido ao colapso do vão central da ponte. A causa ainda está sendo investigada. O tráfego foi totalmente interditado, e rotas alternativas foram recomendadas:

  • TO: De Darcinópolis a Luzinópolis, seguir pela BR-230 até São Bento e depois em direção a Axixá e Imperatriz.
  • MA: Da BR-226 em Estreito até Porto Franco, e de lá, seguir pela BR-010 até Imperatriz.

Imagens flagraram o momento do colapso
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) gravava imagens das rachaduras na ponte quando a estrutura começou a ceder.