Prontuário de jornalista que morreu por Covid em Palmas relata oxigênio insuficiente na UPA Sul

Nilo Alves foi a óbito enquanto aguardava um leito de UTI. Prefeitura negou a falta de oxigênio e disse que o paciente não ficou desassistido.

Compartilhe:

O prontuário do jornalista Nilo Alves, morto por causa da Covid-19 nesta sexta-feira (12), relata que a Unidade de Pronto Atendimento da Região Sul de Palmas, onde ele estava internado, não tinha oxigênio suficiente para atender a todos os pacientes no dia em que ele morreu. A informação foi colocada no documento por algum membro da equipe médica na parte da manhã. A anotação está identificada como referente à situação às 7h30.

“Ao assumir o plantão, sou solicitada para atender o paciente de imediato devido ao quadro de dessaturação 88% com máscara 15 l/min, entro com a medicação terbutalina 1 ml e aminofilina 240 mg + avaliação pela fisioterapeuta de plantão. Rede de O2 insuficiente na unidade para a quantidade de pacientes internados. (no momento, às 11:30h ainda não consegui registrar o BO)”, relata o texto.

Nilo Alves – Foto: Reprodução

Nilo Alves deu entrada na UPA no dia 8 de março e morreu enquanto aguardava vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva. Antes da morte, ele enviou áudios por aplicativos de mensagem em que relatava problemas na estrutura de atendimento.

“Os recursos daqui são muito fracos, Aline… muito fracos. Já cheguei num ponto que eu preciso sair daqui”.

Apesar da informação constar no prontuário e da reclamação registrada pelo paciente antes de morrer, a Prefeitura de Palmas negou que haja falta de oxigênio na unidade e disse que Nilo Alves não ficou desassistido. 

Nilo Alves tinha um portal de notícias, também era ativista cultural, escritor e somava mais de 30 anos de carreira musical. Durante toda a sexta-feira e o sábado, amigos e familiares lamentaram o falecimento dele.

A UPA Sul chegou a operar com 112,5% da capacidade na sexta-feira, de acordo com o próprio boletim epidemiológico da prefeitura. Durante toda a semana, pacientes relataram problemas para conseguir vagas e consultas na unidade, com boa parte dos usuários desistindo e indo embora antes de ser atendido.

Nota da Prefeitura de Palmas na íntegra

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que o paciente Marcionilo Alvez Silva (Nilo Alves) deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) no dia 08 deste mês, com sintomas moderados da Covid-19.

No mesmo dia, diante da evolução dos sintomas e a necessidade do paciente receber suporte mais avançado, a pasta o inseriu no Sistema Estadual de Regulação (SER-TO), porém o paciente veio a óbito antes que houvesse a liberação de uma vaga de leito no sistema.

Cabe destacar que em nenhum momento o paciente ficou desassistido pela equipe médica e que recebeu oxigênio adequado para o seu caso. A Semus abrirá sindicância interna e registrará boletim de ocorrência junto à polícia, para apurar a divulgação de prontuário médico de paciente, uma vez que trata-se de crime previsto em lei, passível de responsabilização.

Por: G1