Projeto-piloto de combate às drogas será lançado no Tocantins

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Conselho Estadual sobre Drogas do Tocantins lançará nesta quarta-feira (16), às 9h, o projeto “Acredito”, destinado ao combate às drogas. O evento acontecerá no auditório do Ministério Público Estadual em Palmas. O projeto-piloto é uma ação intersetorial com o intuito de aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pelos setores estatais, bem como da sociedade civil, visando diminuir a oferta de substâncias ilícitas e da violência e, consequentemente, dar oportunidade de uma vida melhor com tratamento, capacitação e reinserção das pessoas com dependências químicas na sociedade.

Uma pré-apresentado do “Acredito” foi realizada à imprensa na tarde desta segunda-feira (14), pelos órgãos e instituições envolvidas. Segundo a vice-governadora Cláudia Lélis, que explicou sobre a importância da união de forças e como será a atuação conjunta. “O projeto é resultado de articulação de três meses por entendermos que a melhor maneira era nos unir em uma grande força-tarefa, ou seja, articulando ações que até então eram desenvolvidas isoladamente”, disse.

O Promotor de Justiça de Palmas  Alzemiro Peres Freitas, traçou a realidade do Tocantins em comparação aos grandes centros, enfatizando que por ser um estado novo, há esperança de vencer o terror das drogas e combater os estragos que estas substâncias causam na sociedade. “Eu me vi obrigado a contribuir com a prevenção como cidadão e não só na atuação judicial e repressão. A imprensa terá papel importante, além de que ela também cobra resultados”, declarou.

O “Acredito” vai atuar no controle ao tráfico e à violência urbana, bem como no acolhimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares. De acordo com a Política Nacional sobre Drogas, especificada na Lei Nacional 11.343, serão trabalhados os seguintes eixos: prevençãotratamentoreinserção social e repressão.

No eixo da prevenção serão desenvolvidas atividades na área da educação, esporte e cultura, a fim de identificar jovens e adultos dentro dos grupos de risco e fortalecer laços comunitários. Já no eixo do tratamento serão realizados atendimentos biopsicossociais para os indivíduos que fazem uso abusivo do álcool e outras drogas, bem como desenvolver ações de saúde que visem a recuperação através da abstinência e redução de danos dos usuários levando a autonomia individual e a melhoria na qualidade de vida.

Na linha da reinserção social serão ofertados cursos de formação profissionalizante, serviços de emissão de carteiras de trabalho, oferta de empregos, bem como resolução de pendências junto à Prefeitura e o Balcão dos Direitos com emissão de documentos pessoais. Sobre o eixo da repressão serão reforçadas as ações de segurança pública no bairro para o enfrentamento eficaz e eficiente no controle do tráfico e violência local.

Foto: Lourenço Bonifácio

Atualizada às 12h55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *