Projeto de Universidade do Tocantins cria protótipo que evita fraudes em bombas de combustíveis

Compartilhe:

Quem já não estacionou seu veículo em um posto de combustível e após pedir para o frentista colocar 20 litros de gasolina, percebe ao sair que o ponteiro marcou bem menos? Para coibir esse cenário de pessoas vítimas de uma bomba de combustível adulterada que tem sido muito comum em várias regiões do país, que pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins criaram o Conferee

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Desenvolvido para checagem instantânea do volume de combustível abastecido, o Conferee é um protótipo portátil que vai conferir se a quantidade indicada na bomba foi a mesma depositada no tanque de combustível do carro.

Essa checagem é feita por uma maquininha que é colocada no engate da bomba. Essa maquina terá conexão bluetooth que manda para o celular do usuário, por meio de um aplicativo, a quantidade real depositada no tanque, sem necessidade de descer do carro.

Para o responsável pela pesquisa e técnico administrativo da UFT, André Henrique Gonçalves, as inúmeras variações atormentam a rotina de quem necessita desses serviços.

“Diante de tantas incertezas e possibilidades de serem lesado, os donos de veículos sabem que um dos momentos fundamentais de sua rotina é o controle do abastecimento. Porém, nem o marcador de combustível veicular e nem cálculo de medição manual são capazes de entregar um resultado preciso que elimine por completo as chances de fraudes no abastecimento”, explica.

Vantagem

De acordo com os idealizadores do protótipo, a principal vantagem de um sistema de medição eletrônica portátil instantânea é a sua capacidade de detectar automaticamente qualquer diferença entre a bomba e o que é abastecido no tanque.

“Não é preciso realizar nenhum comando externo ou programação extra para que essa medição seja feita. Este tipo de precisão é algo que todos os consumidores querem alcançar, afinal, quanto maior e mais preciso for o seu controle, melhor serão os resultados econômicos financeiros”, destacou André.

O sistema servirá como uma contraprova para evitar desvios e fraudes, por meio de dados emitidos pelo sistema do Conferee. Os dados serão precisos o suficiente para balizar qualquer duvida entre o posto e o consumidor.

Parceria

O protótipo está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com alunos do 9º período de Engenharia Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

A previsão de lançamento no mercado vai depender de mais testes e investidores. O preço estimado para o consumidor será de R$ 290,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *