>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O projeto arquitetônico ‘Aldeia das Crianças’, uma escola rural no Tocantins foi a grande vencedora do Prêmio Internacional Riba 2018. A competição a cada dois anos no Reino Unido. A escola é localizada na fazenda Canuanã, no município de Formoso do Araguaia, região sul do estado.
O anúncio do vencedor ocorreu na noite desta terça-feira (20). A escola rural brasileira, projetada por Marcelo Rosenbaum e pelo grupo Aleph Zero, concorria com outras 20 construções de 16 países e desbancou projetos de Budapeste, Milão e Tóquio, que estavam entre os quatro finalistas.
O Riba não é o primeiro pêmio internacional conquistado pela ‘Aldeia das Crianças’. Em fevereiro, o projeto recebeu o prêmio de Arquitetura Educacional, da Building of the Year 2018. O complexo também foi o vencedor do 4º Prêmio Tomie Ohtake AkzoNobel de Arquitetura, realizado em São Paulo.
Aldeia das Crianças
O projeto foi desenvolvido em 2015 com o objetivo de criar habitação para crianças de 13 a 18 anos, adequando a arquitetura à cultura local indígena.
Os arquitetos mantiveram a separação original de duas vilas, uma feminina e outra masculina, com 45 unidades com seis pessoas cada, preservando a qualidade de vida.
Desenvolvido na área de 23.344,17 m², a Aldeia das Crianças conta com sala de TV, espaço para leitura, varandas, pátios e redários, entre outros equipamentos.
A instituição é mantida pela fundação de um banco privado e atende cerca de 800 alunos, alguns moram no local. Com o objetivo de tornar o espaço um ambiente com valor de lar, a escola foi organizada em duas vilas, uma masculina e outra feminina. Os dormitórios foram transformados em 45 unidades para seis alunos cada.
Fotos: Divulgação