Primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental é registrado no TO; paciente, um adolescente, está internado no HGP

Registro foi feito em um paciente de Caseara, na região oeste do estado, nesta quarta-feira (10). Um segundo caso suspeito está sendo investigado.

Compartilhe:

O Tocantins confirmou nesta quinta-feira (11) o primeiro caso da doença febre do Nilo Ocidental em humanos. O diagnóstico foi feito em um paciente de 16 anos, morador de Caseara, na região oeste do estado.

A doença foi confirmada nesta quarta-feira (10) após exames laboratoriais. Um segundo caso suspeito está sendo investigado em uma criança de 11 anos, que tem os mesmos sintomas. Os pacientes são irmãos.

A Febre do Nilo Ocidental é uma doença febril aguda causada por um vírus que é transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero culex, conhecido como pernilongo ou muriçoca.

O ciclo de transmissão funciona semelhante à febre amarela, onde há animais que são considerados reservatórios do vírus e outros que são os transmissores ou vetores. Só que no caso da Febre do Nilo Ocidental esses reservatórios são as aves silvestres.

A doença pode apresentar forma leve ou grave. No primeiro caso, os sintomas são febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar, náusea, vômito, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, cabeça e muscular.

Internação

O adolescente diagnosticado com a Febre do Nilo Ocidental está internado na UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP) há cerca de 30 dias. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.

Um irmão do paciente, de apenas 11 anos, também está internado no HGP. No caso dele, não houve comprovação laboratorial. No entanto, é provável que ele esteja com a doença por ter apresentado os mesmos sintomas, na mesma época. Novos exames serão feitos e encaminhados para o instituto.

Os irmãos vivem com a família em um assentamento no município de Caseara. No início do mês de abril passaram mal e foram encaminhados para o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins. Em seguida, encaminhados para o HGP. Eles deram entrada com sintomas de febre e confusão mental.

Não há vacina para a Febre do Nilo Ocidental. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. O mosquito é o vetor transmissor. O reservatório natural são aves silvestres. O mosquito pica a ave infectada e automaticamente ele se infecta. Ao picar uma pessoa, ele transmite a doença.