Termina na próxima a segunda-feira (31), o prazo para os servidores públicos estaduais se recadastrarem junto a Secretaria da Administração do Tocantins (Secad). Iniciada no dia 18, a medida foi tomada pelo governo após a operação da Polícia Civil que encontrou indícios de funcionários fantasmas no Palácio Araguaia.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Até o momento, quase 39 mil recadastro foram feitos nesta primeira etapa. o governo espera mais 15 mil nos próximos dias. No total, todos os 54 mil servidores vão precisar fazer o recadastramento de atualização de dados no site da Secad. O formulário pode ser encontrado na aba Portal do Servidor.
Próxima fase
A segunda fase do recadastramento vai ser presencial e vai acontecer de 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. O servidor precisará comprovar com documentos as atualizações que fez no cadastro online. Essa checagem de dados vai ser realizada em locais indicados pelo governo na região onde o servidor atua.
Conforme a Secad, quem não fizer o recadastramento online e não comparecer no cadastramento físico, em março terá o seu salário suspenso.
Entenda
Uma operação da Polícia Civil encontrou, no início desse mês, indícios de que haveria mais de 300 funcionários fantasmas na Secretaria Geral do Governo, que funciona dentro do Palácio Araguaia.
Embora o governo do estado negue que o recadastramento tenha relação com as investigações, a convocação do servidores aconteceu menos de um mês depois que os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na sede do governo.