>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre a Prefeitura de Porto Nacional e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa visa promover a proteção e valorização do centro histórico da cidade, tombado pelo instituto. O acordo foi celebrado durante o primeiro encontro de “Educação Patrimonial para Gestores”, realizado nesta segunda-feira (26) na cidade.
Conforme a prefeitura, o documento assinado que deve ser posto em prática a partir de 2019, através de ações conjuntas destinadas ao incremento da preservação do patrimônio cultural e turístico, tendo em vista a melhoria de vida da população da região e a promoção da visitação pública.
Para o prefeito Joaquim Maia, o acordo amplia as possibilidades de fomento e incentivo para que o centro histórico da cidade funcione como ponto de atração de negócios, investimentos, moradia e turismo.
“Esse termo foi assinado em prol do propósito de fazermos com que a preservação do nosso centro histórico aconteça de uma maneira mais efetiva, e também com que essas ações facilitem a preservação do nosso patrimônio. Temos um Centro Histórico que é orgulho da nossa gente portuense”, avaliou o prefeito.
Já o superintendente do Iphan no Tocantins, Marcos Aurélio Zimmermann, enfatizou que a reunião sobre educação patrimonial para gestores é uma iniciativa do órgão para orientar aos gestores municipais com vistas a construção de uma política de preservação do patrimônio cultural integrada entre os entes federados (Município, Estado e União).
O acordo propiciará a realização de ações conjuntas de proteção ao patrimônio cultural, fiscalização, análises de intervenções e gestão do conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico de Porto Nacional e sua área de entorno.
Foto: Dornil Sobrinho