Prefeito de Tupirama é afastado por 90 dias por denúncia de fraude em licitação

Uma comissão foi criada pelos vereadores para processar Helisnatan Soares por supostas infrações político-administrativas. Gestor disse que vai recorrer à Justiça para ficar no cargo.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O prefeito de Tupirama Helisnatan Soares (PSD) foi afastado do cargo por 90 dias pela Câmara Municipal da cidade. O gestor foi denunciado por suposta fraude em uma licitação para obras de recuperação e recapeamento asfáltico em 2017 e será processado por uma comissão de vereadores, podendo ter o mandato cassado. Quem assume a prefeitura é o vice-prefeito Isac Mathias Koch (PP).

O prefeito Helisnatan informou que ainda não foi intimado, mas disse que a denúncia não procede e que vai entrar com um mandado de segurança contra a Câmara de Vereadores. Ele foi eleito em 2016 e está cumprindo seu primeiro mandato.

De acordo com o decreto legislativo, o afastamento foi definido após uma denúncia feita aos vereadores por uma moradora da cidade. O prefeito continuará recebendo sua remuneração durante o período em que for investigado.

O afastamento foi definido pelo plenário da Câmara nesta quinta-feira (17). Uma comissão com três vereadores foi formada e terá 90 dias para chegar a uma decisão. Durante este tempo, Helisnatan everá ser intimado de todos os atos e poderá acompanhar as audiências.

As supostas fraudes também estão sendo apuradas pela Polícia Civil. A suspeita é de que o prefeito tenha contatado a empresa do próprio genro para realizar as obras. Só que a firma só existiria no papel e nunca teria prestado nenhum serviço.

Tupirama fica na região centro-norte do estado, na margem do rio Tocantins. A cidade tem uma população de 1,9 mil habitantes, segundo a última estimativa do IBGE.