Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (4)

No penúltimo dia do prazo houve muita fila nos cartórios eleitorais. Serviços também estão disponíveis pela internet.

Compartilhe:

Termina nesta quarta-feira (4) o período para tirar ou regularizar o título eleitoral. Quem perder o prazo não poderá votar nas eleições de outubro. No penúltimo dia do prazo a movimentação foi grande no cartório de Palmas. Foram 1,5 mil atendimentos em um único dia.

O atendimento começou às 9h nesta terça-feira (3) e no período da tarde a movimentação ainda era grande. Cada pessoa tem seu motivo para deixar para a última hora. “Por conta da pandemia. Estava tudo fechado. Foi atrasando, atrasando e tive que tirar agora”, comentou o estudante Carlos Henrique.

Nesta quarta (4) o atendimento presencial será até as 19h. Quem não quiser enfrentar a fila pode buscar o atendimento online até ás 23h59, mas também corre o risco de encontrar o site sobrecarregado. O prazo para a regularização é improrrogável.

Na semana passada a média diária era de apenas 300 atendimentos no cartório de Palmas. No último final de semana os servidores, inclusive, fizeram plantão. A estudante Yasmin Martins ficou mais de 2 horas esperando, mas conseguiu sair com o primeiro título na mão. “Estou com o título pronto para votar”.

Quem também vai exercer a cidadania é a dona Angelina Barros. Ela é aposentada e sabe da importância do processo eleitoral. “Nós somos uma família grande e eu falo aos meus irmãos que a gente tem que votar”, afirmou.

No cartório o eleitor pode solicitar a mudança de endereço, inclusão do nome social e emissão do primeiro título eleitoral. As eleições estão marcadas para 2 de outubro. “A lei determina que o cadastro eleitoral seja fechado 151 antes da eleição. Esse prazo dá exatamente em 4 de maio e não é admissível a prorrogação”, disse a chefe do cartório.

Todos os serviços podem ser feitos on-line pelo sistema de autoatendimento do eleitor, do. Para emitir o primeiro título, o cidadão deve escolher a opção “Tire seu título” e seguir os passos, enviando a documentação exigida.

Após o processamento dos dados não será enviada uma via impressa do documento. O eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título ou imprimir o documento pelo site do TSE.

Transferência

Para pedir a transferência é preciso morar na cidade em que pretende votar há pelo menos três meses. Também não pode ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores. Na página do TSE, o eleitor deve selecionar a opção “Atendimento ao Eleitor” e clicar em “Atualize seu endereço” e seguir os passos.

Usar nome social

Pessoas trans podem solicitar o uso do nome social no título de eleitor. Na mesma página, basta escolher a opção “Inclua seu nome social” e seguir os passos, enviando a documentação solicitada. O site do TSE ainda oferece outras opções como emitir certidões de quitação, fazer justificativas e pagamento de multa, entre outras.

Em todos os casos é possível acompanhar a solicitação também pela internet. Após o processamento dos dados, se não tiver nenhuma pendência, basta baixar o aplicativo e-Título no celular e utilizar a versão digital do documento.

*Por G1