>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“Porto que era Real, passou a Imperial e agora é Nacional…” assim contextualiza o enredo da tradicional marchinha sobre umas das ruas mais emblemáticas de Porto Nacional, rua que “apesar de ter nome de coronel em uma placa, na boca do povo é se chama Cabaçaco”.
Com quase 280 anos de história, a cidade de Porto Nacional completa 157 anos de emancipação política nesta sexta-feira (13). Cidade de fortes tradições culturais, com suas ruas antigas e prédios coloniais que elevam ao lugar o status de berço cultural do Tocantins. Também marcado pela educação, sob influência dos padres e freiras dominicanos, vindos da França, o município sempre esteve na vanguarda de importantes momentos históricos na cultura e educação do estado.
Da presença dominicana, temos a Catedral Nossa Senhora das Mercês, por bem um dos maiores patrimônios da cidade, bem como o também centenário Colégio Sagrado Coração de Jesus. Cidade que formou médicos, advogados, engenheiros, e pilotos de avião, e foram muitos muitos pilotos, o que destaca também a tradição da cidade na área da aviação.
|Vista aérea do centro histórico da cidade.
A história da cidade também pode ser contextualizada por seus casarões e ruas antigas. Ruas populares conhecidas como rua do cabaçaco, rua da cadeia, rua da baixa, rua das flores, rua grande, rua do buracão, entres tantas outras, guardam muitos causos do lugar.
| Rua do Cabaçaco
Celebração
A programação para o aniversário de Porto Nacional começa pela manhã com desfiles cívicos pelas ruas da cidade e a noite, a celebração será finalizada ao som de axé com a banda Babado Novo.
O desfile cívico conta com a participação de militares, grupos folclóricos, indígenas e estudantes. O ponto alto da marcha será na avenida Beira Rio, na altura da Catedral Nossa Senhora das Mercês.
A atrações musicais acontecem na praia de Porto Real. Ás 16h, tem a apresentação do grupo Contraproposta. A atração principal será ás 20h, também na praia, com a banda Babado Novo.