Vídeo: Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba e deixa dois mortos e oito desaparecidos

Três carretas, três motos e um carro de passeio caíram no rio Tocantins entre Aguiarnópolis e Estreito. Buscas são realizadas apenas com botes porque um dos caminhões carregava ácido sulfúrico.

Compartilhe:

Na tarde deste domingo (22), a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, desabou, deixando pelo menos duas pessoas mortas e oito desaparecidas. As informações são da Defesa Civil de Estreito (MA).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Vídeos gravados por testemunhas registraram o momento exato do colapso.

Assista o vídeo:

Vítimas confirmadas

Os mortos foram identificados como Alana, de 25 anos, e Marçon Gley Ferreira, de 42 anos, ambos estavam em motocicletas. Entre os desaparecidos estão duas crianças, duas mulheres e quatro homens.

No momento do acidente, três motos, três caminhões e um carro de passeio estavam sobre o trecho que desabou. Os motoristas dos caminhões estão entre os desaparecidos. No carro, viajavam um casal e uma criança; o homem foi resgatado e está fora de perigo, mas a mulher e a criança permanecem desaparecidas.

Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba e deixa dois mortos e oito desaparecidos
Foto: Divulgação
Sobre a ponte

Construída na década de 1960, a ponte Juscelino Kubitschek tem 533 metros de extensão e faz parte do corredor rodoviário Belém-Brasília, cruzando o Rio Tocantins. A estrutura conecta as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), pela BR-226.

Nos últimos meses, a deterioração da ponte vinha preocupando moradores e motoristas. No sábado (21), um morador registrou imagens denunciando as más condições da estrutura. “Já pensou se essa ponte cai? Já pensou no estrago que faz?”, questionou no vídeo.

Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba e deixa dois mortos e oito desaparecidos
Foto: Divulgação

Após o desabamento, a ponte foi interditada, e as buscas por sobreviventes foram temporariamente suspensas devido à presença de ácido sulfúrico em um dos caminhões que caiu. O produto químico representava risco às equipes de resgate. Posteriormente, as buscas foram retomadas, mas limitadas ao uso de botes, sem mergulhadores.

Rotas alternativas

Com a interdição, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) orientou os motoristas a utilizarem desvios:

  • De Tocantins: Siga pela estrada de Darcinópolis para Luzinópolis, acesse a BR-230 e continue até o km 101 (São Bento), depois siga sentido Axixá e Imperatriz.
  • Do Maranhão: Acesse a BR-226 em Estreito, siga até Porto Franco e depois pela BR-010 até Imperatriz.
Causas do desabamento

O DNIT informou que o desabamento foi causado pelo colapso do vão central da ponte, mas as razões exatas ainda serão investigadas.

Registro do rompimento

Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte quando a estrutura começou a ceder, conforme vídeo compartilhado nas redes sociais.