Polícia Militar do Tocantins adia mais uma vez concurso com mil vagas para soldados

Adiamento se deve pelo agravamento da pandemia de coronavírus. Prova escrita que estava prevista para abril, agora deve ser realizada em junho.

Compartilhe:

A Polícia Militar do Tocantins informou nesta quarta-feira (24) que as provas do concurso em aberto da corporação foram adiadas novamente. O certame, que seria realizado no dia 4 de abril, agora está previsto para 6 de junho de 2021. Este é o segundo adiamento das provas devido o agravamento da pandemia de Covid-19.

Ao todo, são oferecidas mil vagas para soltado e teve mais de 45 mil inscritos. A PM disse que “diante da necessidade de recomposição do efetivo da PMTO, a fim de garantir a segurança da sociedade tocantinense, serão empregados todos os esforços para que sejam superados os desafios trazidos pela pandemia, a fim de que as provas sejam realizadas na nova data agendada”.

Estão prevista adaptações na aplicação das provas, como distanciamento social, limite no número de candidatos por sala e uso do álcool em gel. A relação dos locais de prova também teve a divulgação adiada e agora está prevista para o dia 28 de maio, no site da Cebraspe, que é a banca organizadora.

A PM disse também que as novas alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira.

O concurso

O certame oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais. Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação.

O novo concurso está sendo feito porque o anterior foi anulado após fraudes serem constatadas. O número de inscritos deste concurso é bem menor que o do certame anterior, que ficou perto dos 80 mil candidatos.