A Polícia Civil deflagrou na manhã dessa quinta-feira (22) a Operação “Forâneo” visando cumprir mandados de prisão preventiva a pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. Ao todo, nove mandados são cumpridos nas cidades em Lagoa da Confusão, Cristalândia, Palmas e Rio Verde (GO).
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com o delegado Hismael Tranqueira, responsável pela operação, as investigações iniciaram em abril passado com as suspeitas de que uma organização criminosa atuava na cidade fornecendo drogas a usuários da região.
Ainda de acordo com o delegado, com a prisão de um homem foragido da cadeia pública de Cristalândia, desde 2016, foi possível identificar que ele que chefiava a organização. “Ele chefiava o microtráfico no município de Lagoa da Confusão, tendo inclusive enviado sua ex-esposa para viver na cidade e coordenar as atuações criminosas”, afirmou .
O nome da operação, “Forâneo”, tem o significado de fora, estranho, estrangeiro, isso porque, segundo Tranqueira, o alvo principal é de Porto Nacional e mora em Lagoa da Confusão para, exclusivamente, traficar drogas.

“Com base em autorizações judiciais, conseguimos identificar diálogos referentes ao tráfico na cidade. Por meio dessas conversas, chegamos ao chefe da organização, de iniciais T. de O. N. e os demais associados, e conseguimos visualizar como funcionava o microtráfico em Lagoa da Confusão e região”, afirmou.
Participam da operação policiais civis da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO, Divisão Especializada em Investigações Criminais – DEIC, Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE e Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER – TO e demais delegacias circunscricionais.
*Em função do novo Manual de Procedimentos, conhecido no meio como o “decreto da mordaça”, a Polícia Civil não pode divulgar nomes ou imagens de suspeitos de crimes no Tocantins.