>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Uma operação contra a pesca predatória no Tocantins apreendeu mais de 150 kg de peixes nos últimos três dias. Segundo a Polícia Militar Ambiental, os pescados estavam presos em mais de 10 mil metros de redes que foram encontradas nos rios Tocantins e Araguaia. Todos os peixes foram doados a famílias carentes.
A ‘operação Piracema’ foi realizada pela PM Ambiental e Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) nos dias 16, 17 e 18 de dezembro no trecho entre Itaguatins e Araguatins, no norte do estado. Em barcos, as equipes de fiscalização fizeram vistorias e encontraram as redes cheias de peixes.
As ações têm objetivo de coibir a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado até o dia 28 de fevereiro de 2022, período em que as espécies se reproduzem em rios e lagos. Os pescadores que não respeitarem as restrições podem responder por crime ambiental, ter o material apreendido e pagar multa. O valor pode chegar a R$ 100 mil.
Depois de retirados, os peixes foram colocados em caixas térmicas e doados a comunidades carentes de Araguatins e Sampaio (TO).
Como denunciar
O Naturatins recebe denúncias de crimes ambientais, como a pesca em período de piracema. Os contatos podem ser feitos através do Linha Verde 0800 063 11 55, do Linha Verde Zap (63) 99106-7787.
O atendimento é de segunda-feira à sexta-feira entre 8h e 14h. Também é possível registrar denúncias através do site do Naturatins.
*Por G1