Um piloto morreu nesta quinta-feira (25) após saltar de parapente da Serra de Jaraguá, na região central do estado. Eduardo Dente, de 56 anos, estava participando do campeonato XCerrado, organizado pelo Goiases Parapente Clube, quando sofreu o acidente.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em nota, o clube lamentou a morte de Eduardo, expressou solidariedade à família e amigos, e anunciou o encerramento do campeonato, decretando luto de três dias em homenagem ao piloto.
O clube informou que Eduardo saltou por volta de 12h da Rampa de Jaraguá, situada próxima ao Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ). A rampa está a uma altitude de 1.013 metros, com o pouso previsto em um pasto a 13 km de distância, ao pé do morro.
Após decolar, Eduardo tentou abortar o voo e acabou colidindo com força contra o chão cerca de 15 minutos depois, conforme informado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).
Os outros competidores que presenciaram o acidente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a Semad, Eduardo foi resgatado consciente, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória a caminho do hospital e não resistiu.
- Câmeras registram ação de médica ao sequestrar bebê recém-nascida de hospital em MG
- Vídeo mostra momento em que helicóptero dos bombeiros cai no rio Araguaia
Nota do Goiases Parapente Clube
“É com profundo pesar e tristeza que informamos o falecimento de Eduardo Dente. O acidente ocorreu durante sua aproximação para o pouso. Imediatamente, os demais pilotos que testemunharam o incidente acionaram o socorro, e a ambulância chegou rapidamente ao local. No momento do resgate, Eduardo estava consciente, mas logo em seguida, quando colocado na ambulância do SAMU, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Em razão dessa trágica perda, o Goiases Parapente anuncia o encerramento do campeonato XCERRADO. Nossos corações estão com a família e amigos de Eduardo neste momento difícil. Decretamos luto oficial por três dias.”
Nota da Semad
“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu, com profundo pesar, a notícia de que um piloto de parapente faleceu nesta quinta-feira (25) em uma pista de voo contígua à área do Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ). Trata-se de um piloto de 56 anos, que tinha experiência na atividade. Ele e outras 174 pessoas participavam de um campeonato que começou no dia 1º de julho e terminaria no sábado. As informações são de que ele decolou, mas tentou abortar o voo logo em seguida e se chocou com força contra o chão cerca de 15 minutos depois. Os socorristas levaram-no, ainda consciente, para o hospital, mas ele sofreu uma parada cardiorrespiratória no caminho e faleceu. O campeonato do qual o piloto participava foi encerrado e o clube organizador decretou luto. Ele será velado em São Paulo, estado onde morava. A Semad se solidariza com os parapentistas, amigos e familiares enlutados.”