PF faz operação contra suspeitos de extraviar encomendas dos Correios para ganhar indenizações

Sete mandados de prisão são cumpridos no Tocantins. A suspeita é que haja participação de funcionários dos Correios, no esquema criminoso.

Compartilhe:

 

A Polícia Federal realiza a operação nesta terça-feira (9), contra um grupo criminoso suspeito de praticar fraudes contra as agências dos Correios no Tocantins. A suspeita é que eles extraviavam encomendas, para depois conseguir indenizações da empresa. Segundo a PF, há indícios de que funcionários participavam do esquema.

Batizada de Falsa Missiva, a operação conta com cerca de 35 policiais federais que cumprem sete mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão, um afastamento de função pública, além de sequestro de valores. Todas as ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Palmas, nas cidades de Guaraí, Pequizeiro, Colmeia e Couto Magalhães.

Conforme as investigações, algumas indenizações relacionadas a encomendas extraviadas foram efetivamente pagas pelos Correios aos respectivos remetentes, causando um prejuízo superior a R$ 50 mil à Instituição.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato e peculato, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão e multa.

O nome da operação “Missiva” que em latim significa “enviar”, se refere a “falsa postagem”, ou “falsa mensagem” que um remetente envia a um destinatário.