>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), com o objetivo de cumprir dois mandados de prisão preventiva e três ordens de busca e apreensão contra um grupo criminoso especializado em furtos e roubos de estabelecimentos privados em várias regiões do Tocantins. A ação foi chamada de Repouso Noturno.
Segundo a PF, o grupo investigado seria responsável, entre outros crimes, pelo furto qualificado contra a agência dos Correios de Abreulândia, no dia 21 de janeiro deste ano. São suspeitos também de dezenas de furtos contra estabelecimentos privados na mesma cidade, assim como em Dois Irmãos, Divinópolis do Tocantins, Gurupi, Miracema do Tocantins e outros municípios do sul do estado.
Ao todo, são 20 agentes federais participando da operação. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Tocantins e estão sendo cumpridos em Gurupi e Divinópolis do Tocantins.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, as investigações apontaram que os suspeitos arrombavam os estabelecimentos com o uso de ferramentas e em seguida subtraíam dinheiro, objetos e mercadorias. Eles possuem diversas passagens pela polícia pelos mesmos crimes, mas sempre que eram postos em liberdade voltavam a furtar e roubar.
A PF informou que os criminosos causavam um sentimento de medo e pânico pelos municípios onde passavam, em razão da “onda” de crimes e “arrastões” que praticavam. Caso sejam condenados, os investigados poderão ser responsabilizados com pena de até oito anos de reclusão.
A Polícia Federal informou também que nome da operação é uma referência ao modo como os autores atuavam, sempre à noite, durante o repouso noturno, se aproveitando do momento de descanso da população.