PF faz operação contra quadrilha que produz e oferece ‘notas fakes’ pela internet

Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na manhã dessa sexta-feira (29) em Gurupi, região sudeste do Tocantins. A ação visa desarticular uma quadrilha especializada em produzir e colocar moeda falsa em circulação.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com a PF, a quadrilha oferecia o dinheiro falso, conhecida como as ‘notas fakes’, por meio de redes sociais como WhatsApp e Facebook. As notas também circulavam no comércio local da cidade

Ao todo, seis policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Gurupi. A Polícia Federal chegou a seis suspeitos. As investigações continuam.

De acordo com o delegado Mauro Knewitz quem tinha interesse entrava em contato e o grupo negociava. “Por exemplo: R$ 100 [falsos] por R$ 20 verdadeiros. E é combinada uma forma de entrega, às vezes por Correio ou outra metodologia, para que esse dinheiro falso chegue na mão de quem deseja comprar”, explica.

Notas fakes
Notas fakes eram oferecidas em grupos de WhatsApp

Ainda segundo o delegado, são muitas pessoas envolvidas. “Aqui a gente tem muitos intermediários que compram de quem produz e entregam para quem pretende vender. A quadrilha é enorme e tem muitos grupos que produzem essas notas com as mais diferentes técnicas em outros estados do Brasil”, pontua.

A operação, batizada como Leptonet, faz referência à moeda grega de menor valor, o Lépton.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *