A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na manhã dessa sexta-feira (29) em Gurupi, região sudeste do Tocantins. A ação visa desarticular uma quadrilha especializada em produzir e colocar moeda falsa em circulação.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a PF, a quadrilha oferecia o dinheiro falso, conhecida como as ‘notas fakes’, por meio de redes sociais como WhatsApp e Facebook. As notas também circulavam no comércio local da cidade
Ao todo, seis policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Gurupi. A Polícia Federal chegou a seis suspeitos. As investigações continuam.
De acordo com o delegado Mauro Knewitz quem tinha interesse entrava em contato e o grupo negociava. “Por exemplo: R$ 100 [falsos] por R$ 20 verdadeiros. E é combinada uma forma de entrega, às vezes por Correio ou outra metodologia, para que esse dinheiro falso chegue na mão de quem deseja comprar”, explica.
Ainda segundo o delegado, são muitas pessoas envolvidas. “Aqui a gente tem muitos intermediários que compram de quem produz e entregam para quem pretende vender. A quadrilha é enorme e tem muitos grupos que produzem essas notas com as mais diferentes técnicas em outros estados do Brasil”, pontua.
A operação, batizada como Leptonet, faz referência à moeda grega de menor valor, o Lépton.
Foto: Divulgação