PF faz operação contra grupo suspeito de cometer fraudes pela internet utilizando anúncios e sites falsos em 6 estados

Mandados de busca e apreensão são cumprid0s por mais de 40 agentes da PF nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina.

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º), uma operação contra um grupo de criminosos suspeitos de praticar fraudes pela internet. Segundo a corporação, os criminosos utilizavam anúncios e sites falsos para capturar dados de cartão de crédito das vítimas e causar prejuízo financeiro. A ação foi chamada de operação Apaches.

Mais de 40 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão no Tocantins e outros cinco estados. Os mandados estão sendo cumpridos em Praia Norte (TO), Tocantinópolis (TO), Itaguatins (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Barra do Garças (MT), Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Porangatu (GO), Navegantes (SC). Todos foram emitidos pela Justiça do Tocantins.

Segunda a PF, a ação é um desdobramento das operações “Cracker” e “Backdoor”, realizadas pela Polícia Federal no Tocantins nos anos de 2017 e 2018.

A corporação informou que o grupo cometeu diversas fraudes contra instituições financeiras e estabelecimentos comerciais. Para capturar os dados das vítimas os criminosos utilizavam anúncios falsos em redes sociais, direcionando o usuário às páginas fakes.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato, cujas penas somadas, podem chegar a oito anos de reclusão.

O nome da Operação “Apaches” faz referência a uma tribo de nativos americanas conhecidos pela sua grande resistência em combate e pela superioridade de suas estratégias de guerra.