>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A família de um idoso de 66 anos precisou empurrar uma ambulância após o veículo apresentar problemas mecânicos em um povoado de Gurupi. A situação ocorreu neste fim de semana quando o João Batista da Rocha sentia fortes dores e era levado para uma unidade de saúde. Imagens feitas pelo filho do paciente mostram o idoso dentro do veículo quebrado e vários moradores empurrando o automóvel.
Conforme os parentes, João Batista da Rocha sentia fortes dores no abdomem decorrentes de um problema urinário. Segundo Wanderson Carneiro, filho do paciente, o veículo custou chegar ao povoado Trevo da Praia e ainda ficou parado após a pane elétrica.
Assista o vídeo:
“Mais de 1 hora lá esperando e ele sentindo dor. A gente não podia fazer nada. Só olhar e ver ele sentir dor. Quando chegou colocamos ele no carro, a ambulância já não prestou mais. Teve que empurrar. Não pegou. O motorista tirou a bateria do seu próprio carro para colocar na ambulância” disse Wanderson Carneiro.
A Prefeitura de Gurupi disse que “o quadro clínico do paciente foi classificado pelo médico regular como não sendo de ‘perfil de urgente'”. Disse ainda que depois de apresentar problemas o automóvel foi levado para uma “manutenção preventiva”. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem
Durante todo o tempo o filho do paciente esperou assistência para o pai, mas não conseguiu.
“É difícil a situação, viu minha gente. A gente desde 5 horas da manhã esperando a ambulância. Você liga no Samu, o Samu fala que não pode vir buscar porque não tem carro para andar em estrada de chão. Brincando com a saúde do ser humano”, reclamou Wanderson Carneiro.
Sem a disponibilidade de outro veículo, os próprios moradores resolveram intervir. Eles e o motorista concertaram a ambulância em que o idoso estava.
A ambulância só saiu do lugar depois que a população empurrou.
Essa não é a primeira vez que os moradores do povoado Trevo da Praia reclamam da falta de atendimento de urgência. No local, que fica a 70 km de Gurupi, moram centenas de famílias. Quando alguém passa mal e precisa de atendimento, a ambulância disponível é a que apresentou problemas mecânicos.
Segundo os moradores, outro problema é quando mais de um paciente precisa de socorro ao mesmo tempo. A família de João e de outros pacientes cobram melhorias e esperam que o povoado possa contar com melhor assistência nos atendimentos de urgência.
“Eu acho que o poder público tinha que olhar com outros olhos para a população do Trevo da Praia. Pelo menos colocar um carro adequado para rodar em estrada de chão”, disse Wanderson Carneiro.
O que diz a Prefeitura
Não houve negativa de atendimento por parte da ambulância do Samu. O que aconteceu foi que o quadro clínico do paciente foi classificado pelo médico regular como “não sendo de perfil de urgente”. O Samu já realizou vários atendimentos no Povoado Trevo da Praia a pacientes com classificação de urgência.
Assim que a ambulância do povoado apresentou problemas a Secretaria, ainda no domingo, enviou a referida ambulância para fazer a manutenção preventiva.
O paciente foi transferido para Gurupi para avaliação médica e toda a assistência necessária.
*Por G1