Parceria de escola e ONG em Palmas coloca as instituições entre os finalistas regionais do Prêmio Itaú-Unicef

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Centro de Ensino Médio Castro Alves (CEM), de Palmas, está entre as escolas finalistas do Prêmio Itaú-Unicef, 12ª edição, que para este ano o mote é educação integral: Parcerias em construção. O objetivo dessa edição é identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas para contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Em Palmas, a parceria foi firmada entre o CEM Castro Alves e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca). Nessa edição, foram inscritas mais de 1600 ações em todo o Brasil. E os representantes da capital estão entre as 96 selecionadas, e cada uma receberá o prêmio no valor de dez mil reais, nesta etapa.

A parceria entre as instituições iniciou-se no ano de 2015 e, com o objetivo de formar 100 adolescentes para o exercício do protagonismo juvenil. Entre as ações ofertadas aos adolescentes são oficinas sobre direitos humanos com temas relacionados a gênero, raça e etnia; educomunicação com a produção de poesias, fanzines, imagens gráficas e teatro.

A competição continua, e a fase seguinte consiste na seleção de quatro ações por região, de acordo com as categorias de porte do Prêmio como micro, pequeno, médio e grande, sendo R$ 20 mil para cada entidade. A fase final será a seleção nacional de quatro parcerias, uma por porte, com premiação de R$ 100 mil.

Para Maria do Carmo Ribeiro, diretora do CEM Castro Alves, o trabalho foi acompanhado e motivado pelos profissionais. “As orientadoras educacionais, em parceria com os professores, com as coordenadoras e os demais colegas dos apoios pedagógicos, bem como das famílias dos alunos motivaram todo o trabalho. Foram dois anos de atividades realizadas pelos líderes, vice-líderes de salas de aula e representantes do Grêmio Estudantil”, informou.

A diretora ainda comentou que as oficinas com produções textuais, confecção de cartazes, desenhos, paródias e muitas outras atividades artísticas e apresentações culturais aconteceram dentro e fora do espaço escolar.

A diretora ressaltou ainda que para o CEM Castro Alves a parceria com o Cedeca contribuiu para que os alunos aprendessem a dimensionar o diálogo, entender a força das ideias, compreendendo suas especificidades, tornando-se protagonistas de sua própria história, concluiu afirmando que precisa prosseguir com parcerias para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e a formação social dos alunos.

Prêmio Itaú-Unicef

Completando 22 anos de existência, o Prêmio Itaú-Unicef realiza em 2017 sua 12ª edição, cujo mote é: Educação integral: Parcerias em construção. Mais informações no link https://educacaoeparticipacao.org.br/premio-itau-unicef-ver-edicao/

(Ascom/Seduc)

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *